A espera acabou. Nesta terça-feira (17), a Champions League está de volta. E, dessa vez, completamente renovada e diferente de tudo que já vimos. Expandida, com mais jogos e em um novo formato, a maior competição interclubes do planeta promete (e muito) em 2024/25.
Maior campeão do torneio com 15 títulos, o Real Madrid defenderá seu título mais uma vez depois da conquista em Wembley na última temporada. Reforçado, o time espanhol vem com tudo em busca de mais uma taça. Mas, afinal, quem serão seus concorrentes mais desafiadores? O poderoso Manchester City de Pep Guardiola? O cada vez mais forte Arsenal de Mikel Arteta? O surpreendente Bayer Leverkusen de Xabi Alonso?
O calendário do torneio
Fase da Liga: 17 de setembro de 2024 a 29 de janeiro de 2025
Playoffs do Mata-mata: 11 a 19 de fevereiro de 2025
Oitavas de final: 4 a 12 de março de 2025
Quartas de final: 8 a 16 de abril de 2025
Semifinais: 29 de abril a 7 de maio de 2025
Final: 31 de maio de 2025, na Allianz Arena, em Munique
Como será o novo formato da Champions League?
A principal mudança da Champions será o fim da já tradicional fase de grupos. A partir da edição 2024/25, os 36 clubes vão encarar um formato de "liga"', com cada um disputando oito partidas - metade como mandante, a outra como visitante. Os participantes serão distribuídos em quatro diferentes potes. Cada time enfrentará dois adversários de cada um deles.
De acordo com a Uefa, isso fará as equipes "se testarem contra um leque mais vasto de adversários, aumentando a probabilidade de os torcedores verem equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição". Como de hábito, cada vitória dará três pontos; cada empate, um. E a derrota, claro, nenhum.
Ao final desta fase inicial, os oito melhores colocados terão vaga direta nas oitavas de final - o formato de mata-mata será o mesmo do atual, com partidas de ida e volta e final única em campo neutro.
Os clubes que ficarem entre a 9ª e a 24ª colocação vão para um playoff, também com jogos de ida e volta (o 9º ao 16º enfrentarão o 17º ao 24º com a vantagem de decidir em casa). Quem passar no playoffs vai para as oitavas. Os demais estarão eliminados.
Cotação FM para a disputa do título
FAVORITOS
Não tem como não colocar o Mister Champions League. Real Madrid, sempre grande favorito, atual campeão, Carlo Ancelotti sabe muito bem como levantar a taça. E ainda tem o acréscimo do craque Kylian Mbappé ao lado de Vinicius Jr., Valverde, Rodrygo, Bellingham. Favorito sempre vai ser quando tem uma Champions League.
Endrick (esq) e Mbappé comemoram a conquista da Supercopa da Uefa pelo Real EFE/EPA/Leszek Szymanski
O segundo que eu coloco, não poderia ser diferente, a máquina de jogar futebol, o tubarão da Premier League, o esquadrão de Pep Guardiola, o Manchester City. Sempre entrando como favorito pela potência do elenco que tem e pela filosofia de jogo muito bem implementada pelo gênio Guardiola.
Haaland anotou hat-trick pelo Manchester City contra o West Ham pela Premier League Catherine Ivill - AMA/Getty Images
O terceiro foi difícil escolher, tinham ótimas alternativas, mas eu coloco o Bayern de Munique. Sempre entra com muita força na Champions. Tem uma modificação no comando técnico, o jovem Vincent Kompany chegando, uma filosofia bem ofensiva. Mas tem a hierarquia da competição, confia muito em Harry Kane, Musiala, Kimmich e conseguiu boas contratações, encorpou o elenco com as chegadas do Olise e do João Palhinha.
Bayern de Munique comemora vitória diante do Augsburg Getty Images
CORREM POR FORA
O primeiro é o Barcelona do Hansi Flick, com Yamal, Raphinha, Lewandowski. Um time que está mostrando muita organização, DNA ofensivo nessa temporada de LALIGA.
Lewandowski comemora gol com Raphinha contra o Bilbao Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
A segunda equipe que eu coloco é o Liverpool do Arne Slot. Mesmo sem o Klopp, está bem na Premier League, tem uma equipe com muita qualidade, forte defensivamente, um meio que se encaixou muito bem com Szoboszlai, MacAlister e Gravenberch. E um ataque com Salah e cia.
Mohamed Salah comandou vitória do Liverpool sobre o Ipswich Town na Premier League Bradley Collyer/PA Images via Getty Images
Outra equipe que eu cito e eu acho até muito subestimada é a Inter de Milão de Simone Inzaghi. Chegou até a uma final de Champions recentemente, perdeu no detalhe para o City. Mas é um time muito forte ofensivamente, que sabe explorar os alas, Dumfries e Dimarco, tem Lautaro e Marcus Thuram, eu acho um time equilibrado, que pode ser constante em alto nível. Até nesse novo regulamento da Champions.
Marcus Thuram comemora após marcar para a Inter de Milão sobre a Atalanta EFE/EPA/MATTEO BAZZI
Não dá para não citar o Arsenal do Arteta. Um trabalho cada vez mais maduro, já mostrou isso na última temporada de Champions, elenco muito forte e que foi melhorado. E tem nomes de muita capacidade de definição, Odegaard, Saka e cia.
Gabriel Jesus comemora gol marcado no Arsenal Getty Images
POSSÍVEIS SURPRESAS
Sporting de Rúben Amorim. Já conquistou títulos importantes em Portugal, é um técnico extremamente badalado, tem o Gyokeres voando como um dos grandes artilheiros do futebol europeu e é um time que está sobrando na Liga Portuguesa. Acho que pode causar danos aos grandes adversários ao longo da temporada.
Rúben Amorim durante jogo do Sporting Carlos Rodrigues/Getty Images
Uma equipe que me gera muita expectativa e já muda o seu estilo de jogo. Era um time mais pragmático com o Allegri, agora mais ofensivo, de mais controle com o Thiago Motta, que fez o que fez com o Bologna e está muito bem nessa largada de Serie A. Contratou nomes importantes como o Koopmeiners e o Douglas Luiz. É uma equipe que pode competir em alto nível nessa temporada.
Thiago Motta em sua estreia como técnico da Juventus Daniele Badolato - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images
O Aston Villa de Unai Emery já fez o que fez, deu um trabalho danado para o Big 6 da Premier League. Acho que segue muito forte na atual temporada.
Unai Emery antes de partida do Aston Villa na Premier League Neville Williams/Aston Villa FC via Getty Images
A última, não tinha como não citar, o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. Você pode pensar: ‘surpresa? Um time que encantou o mundo’. Quando você vai para uma disputa de Champions, conseguir uma taça ou uma fase mais aguda, acho que seria uma surpresa. Um time jovem, mas com trabalho muito autoral do Xabi Alonso, futebol muito ofensivo, jovens jogadores de muita qualidade como Grimaldo, Frimpong e Florian Wirtz. Acho que o Leverkusen pode mais uma vez fazer barulho na Europa.
Xabi Alonso, técnico do Leverkusen Federico Gambarini/picture alliance via Getty Images
MATA-MATA É LUCRO
Vou colocar o Girona, vai ser uma história interessante, mas sofreu um desmanche por conta do sucesso na última temporada. Savinho, Dovbyk, Aleix García e vários jogadores importante saíram, então, está vivendo uma reconstrução – e vai para um baque continental, logo para a primeira prateleira do futebol mundial. Acho que vai buscar um mata-mata e já seria um grande feito.
Viktor Tsygankov comemora gol com a camisa do Girona Alex Caparros/Getty Images
Acho que o Benfica está oscilando muito nessa temporada, ainda não se encontrou e foi um time muito irregular na última temporada.
Di María durante jogo entre Benfica e Estoril, pela Taça da Liga de Portugal Pedro Loureiro/Eurasia Sport Images/Getty Images
O Milan que tem o Paulo Fonseca e tem tido problemas internos. Apesar de ter feito uma janela interessante desde a última temporada, tem um elenco com potencial para mais, chegou recentemente em semifinal, a gente tem visto Theo Hernández e Rafael Leão no banco de reservas. Um choque das duas principais estrelas com o Paulo Fonseca. Acho uma equipe que hoje não briga por muita coisa dentro da Champions League.
Rafael Leão, atacante do Milan, contra a Lazio, no Estádio Olímpico, pelo Campeonato Italiano Claudio Villa/Getty Images
André Donke que não fique chateado comigo. Também tem uma mudança técnica, saindo Terzic e entrando Nuri Sahin. Mas algumas peças importantes saindo. Não tem mais o Hummels, um dos melhores zagueiros da última temporada, Marco Reus encerrando seu ciclo vitorioso dentro do clube e o Sancho, que fez uma reta final sensacional com a camisa do Borussia Dortmund.
Yan Couto posa com a camisa do Borussia Dortmund Divulgação/Borussia Dortmund
Qual será a premiação na nova Champions League?
Como de costume, a Uefa irá distribuir cifras bilionárias aos clubes que estão envolvidos em sua disputa. Ao todo, a confederação destinará 2,43 bilhões de euros aos clubes envolvidos na maior competições interclubes do planeta.
Assim como em anos anteriores, os times que vencerem ou empatarem seus jogos na fase da liga receberão um valor bônus. Cada time também receberá uma compensação financeira por sua posição na tabela de classificação deste estágio.
Fase da liga: 18,62 milhões de euros
Vitória na fase da liga: 2,1 milhões de euros
Empate na fase da liga: 700 mil euros
No mata-mata, novos valores serão distribuídos para todos os times envolvidos, desde os playoff até o grande campeão do torneio. O vencedor, inclusive, se terminar a fase da liga com oito vitórias, poderá receber, ao todo, 98,92 milhões de euros.
Playoffs: 1 milhão de euros
Oitavas de final: 11 milhões de euros
Quartas de final: 12,5 milhões de euros
Semifinal: 15 milhões de euros
Vice-campeão: 18,5 milhões de euros
Campeão: 25 milhões de euros
Cinco histórias para ficar de olho:
play
3:58
De atacante goleador à treinador ítalo-brasileiro: cinco histórias para ficar de olho na Champions League 24/25
Fernando Campos elege cinco destaques para prestar atenção na próxima Liga dos Campeões
1. A estreia do Girona
Aquela estreia que bate até um frio na barriga. Primeira Champions da história do clube, um grande feito, um case de sucesso do projeto. Sensação da última temporada de LALIGA e agora na Liga dos Campeões, mesmo com um desmanche muito grande, mas com a manutenção de uma ideia de jogo. O Míchel segue como técnico. Não tem mais Savinho, Dovbyk, Aleix García, Yan Couto, mas vai ser legal acompanhar o Girona enfrentando gigantes.
2. O artilheiro Gyokeres
Um destaque interessante é um jogador que me traz uma expectativa enorme. Gyokeres, atacante sueco que marcou 43 gols e deu 14 assistências na última temporada pelo Sporting. O homem gol dessa equipe do Rúben Amorim, extremamente valorizado, a Europa inteira de olho no sueco, que vem evoluindo. Acho que é um nome que não tem tanta grife, comparado a Mbappé, mas que pode brigar por artilharia.
3. O primeiro ano de Mbappé no Real Madrid
O grande nome da nova geração do futebol mundial. Um jogador que traz os holofotes para o gigantesco Real Madrid. Será que vem agora a primeira Champions? No PSG não conseguiu, mas ele estava em um projeto com vários problemas na administração esportiva. Muito ego e pouca organização. Agora, ele chega no maior time do planeta, um time já vencedor. Vai ser legal ver como o Ancelotti vai encaixá-lo junto do Vinicius Jr., do Rodrygo, com Bellingham e cia. E se de fato ele vai conseguir a ‘orelhuda’. Já conseguiu uma Copa do Mundo, já levantou muita taça importante.
4. Harry Kane em busca de seu primeiro título
Acho que esse é um fantasma que está perseguindo a carreira do Harry Kane. É um craque, ninguém questiona isso, um camisa 9 goleador. E, além disso, entrega capacidade de criação, é um 9 que também é 10. Falta a coroação de uma carreira de um jogador que já marcou seu nome em uma geração, vamos ver se nessa temporada vem o primeiro título da carreira. Seria legal se fosse uma Liga dos Campeões. O Bayern de Munique sempre entra como favorito e, quando você tem o Kane no elenco, você espera isso, título grande.
5. A Juventus de Thiago Motta
Um técnico que chocou e encantou a Europa com um trabalho espetacular no Bologna, levando a equipe para a Champions. Só que recebeu o chamado da gigante Juventus e, em pouco tempo, transformou a filosofia de jogo de um time que era mais pragmático, mais defensivo com o Allegri, agora tendo um repertório mais ofensivo, que gosta de ter a posse de bola, que envolve o adversário. Em pouco tempo, a gente já vê as digitais do técnico ítalo-brasileiro. E ainda contratou muito bem: Koopmeiners, Douglas Luiz, Khéphren Thuram, Francisco Conceição, Nico González. Já tinha Vlahovic, Locatelli, Danilo, Bremer, nomes de muita qualidade. Acho que vai ser uma equipe sensação, capaz de enfrentar qualquer adversário da Europa. Quem sabe levantando de novo a Champions? Por que não sonhar? Vai ser agradável acompanhar a Juventus do Thiago Motta.
Os jogadores mais valiosos da Champions League:
A lista de jogadores mais valiosos da Champions é dominada por jogadores ofensivos, com Rodri, Rice e Valverde sendo os únicos 'intrusos' dentro da lista. Abaixo, os 12 jogadores mais bem avaliados pelo site Transfermarkt, além da escalação mais cara da temporada atual.
Kylian Mbappé (Real Madrid): 180 milhões de euros
Vinicius Jr. (Real Madrid): 180 milhões de euros
Jude Bellingham (Real Madrid): 180 milhões de euros
Erling Haaland (Manchester City): 180 milhões de euros
Phil Foden (Manchester City): 150 milhões de euros
Bukayo Saka (Arsenal): 140 milhões de euros
Rodri (Manchester City): 130 milhões de euros
Jamal Musiala (Bayern de Munique): 130 milhões de euros
Florian Wirtz (Bayer Leverkusen): 130 milhões de euros
Lamine Yamal (Barcelona): 120 milhões de euros
Declan Rice (Arsenal): 120 milhões de euros
Federico Valverde (Real Madrid): 120 milhões de euros
Comments